Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

TAREFA 1




A biologia é uma ciência que está no nosso cotidiano, no nosso dia-dia, um desses motivos está até seu conceito, BIO = vida e Logia = estudo, estudo da vida. Outro motivo que mostra a sua importância é que na biologia a qualquer momento pode ser descoberta alguma coisa nova como por exemplo um novo tipo de bioma, ou alguma notícia sobre um clone de algum animal como a ovelha dolly em 1997.
Um conteúdo que me interessou bastante, pela grande importância que tem e a necessidade de pelo menos ter uma noção sobre o assunto é os tipos sanguíneos. Os grupos sanguíneos ou tipos, foram descobertos no séculos XX quando o cientista Karl Landsteiner comprovou que havia diferentes tipos sanguíneos colhendo amostras de sangue das pessoas isolando os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Outro assunto que está dentro do assunto tipo sanguíneo é o fator Rh, aonde tem dois tipos o Rh positivo e o Rh negativo, que se junta ao tipo sanguíneo, com essas duas informações você sabe se pode ou não doar seu sangue ou receber uma transfusão de sangue.
Outro conteúdo que achei muito interessante e achei de fácil aprendizado foi o de biomas que aprendemos pelo o álbum eletrônico. Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas. Bioma são as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótipo.
Os biomas podem ser dividos em três etapas Epinociclo, Talassociclo e Limnociclo. Epinociclo: é o biociclo terrestre. É o conjunto dos seres vivos que vivem sobre terra firme. Talassociclo: é o biociclo marinho (71%), é o mais profundo e com a maior biodiversidade que o limnociclo, os represantes estão em água salgada e são os plânctos, nécton e bentos. Limnociclo: é o biociclo dulcícola, ou seja, é o conjunto dos seres vivos que vivem em água doce e apresenta dois biócoros distintos das águas lênticas e das águas lóticas.
A vida animal não tem nada parecida com a vida dos seres humanos, pessoas, já havia percebido isso mais confirmei isso depois de ter aprendido sobre as relações entre os seres vivos. São divididas em Harmônicas e Desarmônicas, e sub-divididas em Intraespecíficas e Interespecíficas. As Harmônicas e intraespecíficas são:
*colônia: agrupamento de indivíduos da mesma espécie unidos.
*Sociedade: Agrupamento permanente de indivíduos da mesma espécie.
As Harmônicas interespecíficas são:
*Protocooperação: Relação entre espécies diferentes sem dependência vital.
*Mutualismo: Relação entre espécies diferentes com dependência vital.
*Comensalismo: Uma espécie ganha e a outra não ganha nem perde.
Agora as Desarmônicas, intraespecíficas são:
*Competição: Reprodução, liderança, território e alimento.
*Canibalismo: Um indivíduo preda o outro da mesma espécie.
As desarmônicas interespecíficas são:
*Competição: Território; Alimento.
*Predatismo: Um indivíduo mata e come outro de espécie diferente.
*Parasitismo: Uma espécie se instala no corpo causando prejuízos
*Amensalismo: Uma espécie perde e a outra não ganha nem perde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário